Quais tipos de prótese dentária podem ser utilizadas para devolver seu sorriso e funções perdidas?

A falta de dentes não afeta apenas a estética, mas também a fonética, forma que o som sai da boca, e também a função mastigatória. Além disso, ao longo do tempo uma série de transformações podem ocorrer com os outros dentes do arco e até mesmo do arco dentário oposto devido à ausência de um elemento dentário, mudanças essas que pioram o quadro geral de todos os aspectos anteriormente citados. Muitos pensam: é só um dente, não irá fazer falta. Mas isso não é verdade, precisamos de cada um deles para que em conjunto haja uma harmonia e eficiência de suas funções. Abaixo podemos ver um pouco de algumas maneiras de reabilitar dentes perdidos, mas somente uma consulta detalhada pode indicar as melhores opções para cada caso. 

      As prótese removíveis são assim chamadas devido ser possível o usuário remover e a recolocar em boca sem ajuda profissional, o que se torna uma vantagem na hora da higienização pela melhor facilidade no processo de limpeza em si e sua melhor visualização para realiza-la. 

As próteses removíveis quando utilizadas para substituir dentes de um arco inteiro, seja ele superior ou inferior, chamamos de Prótese Total, popularmente conhecida como "Dentadura" ou até mesmo chamada por alguns de "chapa".                                                      

Quando a prótese removível substitui alguns dentes apenas, chamamos de Prótese Parcial Removível. Esta possui alguns grampos metálicos que utilizam os dentes remanescentes para dar estabilidade a prótese. 

Quais os cuidados que se deve ter com este tipo de pótese? Além da visita regular ao dentista (necessária tanto para usuários quanto não usuários de prótese), as próteses removíveis necessitam ser retirada para higienização após as refeições e também durante a noite para dormir,  precisando ficar acomodada esse período em água.

Não necessita de cirurgia, porém tem indicação específica que deve ser analisada pelo cirurgião Dentista. 

A prótese fixa sobre implante necessita de uma cirurgia prévia para colocação de implantes intraósseos. Sua grande vantagem está na estética e segurança durante a mastigação.